segunda-feira, junho 25, 2007

Palavras de um faisão...



Perdi-me d'amor!

É uma pomba muito azul
-Um azul cor de céu quando há sol;
E hei-de fugir com ela
Por causa dum rouxinol ciumento
Que me apoquenta
Dizendo
Melodias de ironia penetrante.
Iremos

A esse país nevoento,
Lendário, belo, distante,
Lá onde a Lua se esconde
Em névoas que eternamente lá pairam...
Ó névoa, porque envolveis

O país de Lord Byron?
Às vezes


Penso num pajem que me teve
E num rei que me beijava
Quando a Rainha dormia...
Mas quando lho disseram
Bateu-me tanto
Que eu em longos ais morria...

Não ouvem?...

Lá continua
De novo
O rouxinol a dizer...
Ai, mas, se houver
Uma pequena verdade
No que ele insinua
- É lume caindo numa ferida
-Jamais aqui voltarei.

Num lago da velha Escócia

Darei fim à minha vida.


António Botto
Aves de Um Parque Real